Publicações
Mitos e Verdades sobre a Hérnia de Disco
Data: 17 de junho de 2022Vamos desvendar alguns mitos sobre a hérnia de disco?
A hérnia de disco NÃO afeta somente a população idosa!
⚠️ A maioria dos portadores têm entre 30 e 50 anos e são homens. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, 5,4 milhões de brasileiros sofrem com a condição.
O que causa a hérnia de disco não está relacionada diretamente com a idade.
A condição pode ocorrer devido a outros fatores, como:
🔹 Obesidade;
🔹 Sedentarismo;
🔹 Tabagismo;
🔹 Movimentos repetitivos;
🔹 Genética: Algumas pessoas possuem predisposição para desenvolver a condição;
🔹Além de traumas decorrentes, por exemplo, acidentes de trânsito.
👉 Nem toda hérnia de disco precisa ser tratada com intervenções cirúrgicas. Na verdade, a maioria dos pacientes ao menos inicialmente deve realizar tratamento conservador.
Normalmente, a hérnia de disco é tratada com medicação anti-inflamatória, quando a dor varia entre leve e moderada e injeções de corticóides e bloqueios direcionados sob a orientação de raios-X quando a intensidade de dor é maior. A fisioterapia e a acupuntura também podem ser indicadas.
🔻 O tratamento cirúrgico é recomendado quando a dor persiste apesar do tratamento conservador por mais de três meses. Também é indicado quando o paciente apresenta perda de força muscular/fraqueza, alteração da sensibilidade/formigamentos persistentes na perna, ou caso ocorrem três ou mais “crises” - “coluna travando”, com exacerbação da dor, hipertonia muscular e limitação severa - em 12 meses.
🚨 Hérnias Discais podem causar a Síndrome da Cauda Equina, na qual o paciente apresenta forte dor lombar, incontinência urinária e alterações da sensibilidade na região superior das coxas, períneo, ânus e região genital. Estes casos são EMERGÊNCIAS e os pacientes necessitam de cirurgia em caráter de urgência, podendo ficar com sequelas permanentes!
🔻 Fonte: American Association of Neurological Surgeons (AANS)