Publicações

Data: 09 de junho de 2021

Junho Verde é o mês internacional de conscientização da 𝐄𝐬𝐜𝐨𝐥𝐢𝐨𝐬𝐞. A maioria dos mitos em torno dessa condição surge da falta de conhecimento das causas e das opções de tratamento. Em apoio a essa campanha, selecionamos cinco erros comuns relacionados à doença!

𝕄𝕚𝕥𝕠 1: A escoliose é um problema estético ➡️FALSO!

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar complicações.  A escoliose pode ser uma condição perigosa e limitante sem os cuidados necessários. A National Scoliosis Foundation reconhece que essa condição está associada a dores de cabeça, dor crônica, problemas digestivos, falta de ar e doenças crônicas. Pode ainda limitar a altura e o crescimento normal, e reduzir a capacidade dos pulmões de funcionar normalmente. Sem tratamento, o paciente corre o risco de ter a qualidade de vida comprometida.

𝕄𝕚𝕥𝕠 2: A escoliose não pode piorar depois que uma criança para de crescer ➡️FALSO!

A escoliose não permanece estagnada após a maturidade esquelética. As curvas ocasionadas pela patologia podem piorar mesmo depois que a criança para de crescer. Esses ângulos podem ficar maiores mesmo depois dos 18 anos!

𝕄𝕚𝕥𝕠 3: Escoliose só ocorre em crianças ➡️FALSO!

A verdade é que a escoliose infantil pode piorar na idade adulta. Além disso, adultos que nunca apresentaram escoliose na infância, também podem desenvolver a doença devido às alterações espinhais relacionadas à idade. Geralmente, os pacientes com mais de 60 anos têm sinais de escoliose degenerativa.

𝕄𝕚𝕥𝕠 4: Escoliose não causa dor ➡️FALSO!
Em alguns casos não há relato de dor. No entanto, frequentemente pode causar sintomas dolorosos em crianças e na fase adulta.

𝕄𝕚𝕥𝕠 5: Cirurgia é a única opção de tratamento ➡️FALSO!
O objetivo do tratamento é estabilizar a coluna para prevenir curvatura adicional. A cirurgia é necessária apenas quando o ângulo de curvatura é grande, caso contrário, pode ser tratada com órteses, fisioterapia ou simples observação (no caso de curvas suaves).

✅Apoie você também este movimento e ajude a disseminar informações confiáveis!
 
« Voltar