Publicações
Nervos danificados podem enviar sinais de dor ao cérebro
Data: 18 de fevereiro de 2022👉 A dor crônica pode afetar a vida cotidiana e ser incapacitante, além de desgastar a saúde geral, também é responsável por ocasionar outros problemas crônicos de saúde e, principalmente, influenciar o uso excessivo de medicamentos para controlar a dor.
O tratamento para dor crônica é variado de acordo com a origem e localização da lesão.
Normalmente, são realizados exames de imagem como raio-x, tomografia computadorizada ou ressonância magnética para localizar o problema.
🔹 A neurocirurgia costuma ser utilizada para tratar dores crônicas da coluna, os procedimentos buscam remover o osso ou realizar a fusão de partes da coluna. Em determinados casos também são utilizados métodos com injeções e bloqueios nervosos para minimizar a dor.
🔹 A estimulação da medula espinhal é uma tecnologia nova que pode ajudar a controlar a dor crônica quando a causa não pode ser removida ou a lesão não pode ser reparada.
Neste procedimento, um dispositivo em forma de fio estimulante ou "eletrodo" é adicionado sobre a medula espinhal e, assim, o sinal da dor não é enviado da coluna até o cérebro.
A estimulação é um pulso elétrico muito leve que o paciente geralmente não sente. Esses pulsos elétricos mascaram o sinal de dor e podem ser ajustados ao longo do teste para obter a maior melhora na dor.
🚩 Normalmente, esta é uma técnica indicada após o paciente realizar os tratamentos não cirúrgicos e não obter resultados satisfatórios.
📌 Fonte: American Association of Neurological Surgeons