Publicações
Neurocirurgia X Neurologia
Você sabe a diferença entre Neurocirurgia e Neurologia?
Esta é uma dúvida muito comum entre os pacientes. A neurocirurgia e a neurologia são especialidades que frequentemente são confundidas, e por isso, produzi um post para elucidar essa questão e comentar a atuação dessas disciplinas, que são complementares em diversas situações, mas com diferenças significativas no processo de formação e práticas do dia a dia.
Ambas tratam distúrbios ou lesões relacionadas ao sistema nervoso, que se divide em três partes: o cérebro, a medula espinhal e os nervos periféricos. A distinção principal está na técnica que cada especialidade utiliza para tratar os distúrbios neurológicos. A neurologia atua no campo clínico medicamentoso e a neurocirurgia realiza os procedimentos cirúrgicos, ainda que existam alguns casos em que doenças potencialmente cirúrgicas, ainda que necessitem apenas de tratamento clínico por conta de sua extensão ou gravidade sejam tratadas pelos neurocirurgiões (como no caso dos traumas cranioencefálicos, por exemplo).
.
De uma forma geral, quando um paciente apresenta sintomas neurológicos (dores de cabeça, dificuldades em fazer movimentos, visão turva, tonturas, formigamentos, convulsões, problemas de memória ou confusão mental), a avaliação inicial é feita com um neurologista, que atua na prevenção, diagnóstico, tratamento clínico de doenças como, Enxaqueca, Doença de Parkinson, Neuralgias, Doença de Alzheimer, Meningite, Encefalites, Esclerose Múltipla, Epilepsia e etc.
Muitas vezes, os colegas neurologistas são quem me encaminham os casos que exigem cirurgia. Algumas das condições que podem ser tratadas com neurocirurgia e métodos minimamente invasivos são: traumatismo craniano, hérnia de disco, AVC, fratura da coluna vertebral, hidrocefalias, tumores cerebrais, medulares ou vertebrais, hematomas, epilepsia, estenose espinhal, entre outras.