Publicações
Neuroma Acústico pode causar desequilíbrio
Data: 03 de março de 2023👉 O Neuroma Acústico é um tipo de tumor cerebral benigno (não-câncer), também conhecido como Schwannoma Vestibular.
Este tumor costuma crescer da bainha do Nervo Vestíbulo-Coclear, que é um nervo craniano que vai do Tronco Cerebral ao Ouvido Interno, possuindo um ramo responsável pela inervação e condução do sinal do Vestíbulo - que é a cavidade central do Labirinto - responsável pelo equilíbrio, e da Cóclea, responsável pela audição.
O crescimento do tumor costuma ocasionar sintomas progressivos, que muitas vezes se iniciam por perda auditiva e o desequilíbrio, podendo ainda incluir:
🔹 Zumbido no ouvido;
🔹 Tontura;
🔹 Dormência facial;
🔹 Perda de movimento muscular (em lesões maiores);
🚨Se não tratado adequadamente e no momento certo, por conta da localização pode ocorrer compressão do Nervo Facial, (responsável por transmitir os comandos para o movimento do rosto), e posteriormente do Nervo Trigêmeo (responsável pela sensibilidade da face), do Nervo Hipoglosso (responsável pelo movimento da língua) e do Nervo Glossofaríngeo (responsável pela sensibilidade da parte posterior da garganta, na área próxima às amígdalas, parte posterior da língua, e do movimento dos músculos dessa região da garganta).
O tratamento do Neuroma Acústico pode variar de acordo com o tamanho, posição e velocidade de crescimento do tumor. Entre as opções de tratamento estão:
👉 Monitoramento do tumor com exames de Ressonância Magnética de Crânio periódicas - indicado quando os tumores são pequenos e não causam sintomas;
👉 Tratamento Microcirúrgico – atualmente é um procedimento bastante seguro, principalmente se realizado por um neurocirurgião com formação na área de microcirurgia e de cirurgia da base do crânio e experiência neste tipo de cirurgia. O procedimento costuma ser realizado com recursos que ampliam a visão do cirurgião (microscópio e/ou endoscópio cirúrgicos) e monitorização neurofisiológica intraoperatória (que mostra em tempo real a condução do sinal através dos nervos cranianos, prevenindo e evitando lesões e sequelas permanentes) e tem como objetivo remover todo ou parte do tumor através de um pequeno orifício no crânio;
👉 Radiocirurgia Estereotáxica: indicada para tumores pequenos, em pacientes idosos ou com comorbidades que impeçam a realização da cirurgia com segurança, ou como complemento do Tratamento Microcirúrgico, no caso de permanecer resquícios significativos de tumor, de forma a prevenir o seu crescimento.
⚠️ Todas as opções de tratamento devem ser avaliadas de acordo com a idade do paciente e suas comorbidades, visando o mínimo de risco e o máximo de benefício potencial que pode ser alcançado.
🚩 Consulte um médico especialista habilitado, e procure se informar sempre sobre a formação e a experiencia do profissional escolhido para cuidar do seu bem mais precioso, sua Saúde!
🖇️ Compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas saibam.