Publicações

Novo procedimento com células-tronco pode tratar a espinha bífida

Data: 04 de novembro de 2022

👉  A espinha bífida é um defeito de nascença em que a criança apresenta problemas de formação da coluna. Normalmente, a condição também pode afetar o sistema nervoso e acometer as meninges, os nervos raquidianos e até mesmo a medula espinhal, o que pode formar uma espécie de bolsa nas costas.

🔍  De acordo com a notícia publicada pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), nasceram os primeiros bebês que receberam o tratamento inovador de espinha bífida com células-troncos que está em fase experimental.

O procedimento tem como finalidade agir em um defeito congênito com o feto ainda no útero da mãe. O estudo tem sido feito por uma equipe da Universidade da Califórnia, que irá analisar 32 fetos até os 30 meses de idade para investigar a eficácia e segurança do novo procedimento.

Segundo a SBN, a esperança é que as células-tronco sejam capazes de reparar e restaurar o tecido espinhal avariado, já que a cirurgia antes do nascimento pode ajudar ou até mesmo prevenir problemas no desenvolvimento da coluna do bebê.

🎯  O ensaio clínico é conhecido como “CuRe Trial: Cellular Therapy for In Utero Repair of Myelomeningocele”.

📌 Fonte: Sociedade Brasileira de Neurocirurgia
« Voltar