Publicações
O cérebro sente dor?
Data: 31 de agosto de 2022🧠 E se eu te contar que o cérebro não sente dor, você acredita? Pois é, nossa massa cinzenta realmente é um órgão muito complexo e repleto de curiosidades. Vamos entender.
A forma como o cérebro processa a dor depende dos neurônios sensoriais especiais, conhecidos como "nociceptores". Existem diferentes tipos de nociceptores para identificar diferentes sensações, como: substâncias químicas nocivas, temperaturas prejudiciais ou danos corporais.
👉 Normalmente, os neurônios sensoriais se desenvolvem na pele e em camadas mais internas do organismo, no entanto, não se desenvolvem no cérebro. As células responsáveis pela produção dos nociceptores são diferentes das que compõem o cérebro, o que faz com que o órgão seja insensível a estímulos dolorosos.
Este é um dos principais motivos pelos quais os neurocirurgiões não aplicam anestesia no tecido cerebral, o que permite que os pacientes estejam acordados durante todo o procedimento cirúrgico.
🤔"Doutor, então por que eu sinto dores de cabeça?"🤔
Alguns dos nociceptores não são tão precisos em sua descrição de onde vem a dor, o que pode causar a sensação de dor no meio da cabeça, um fenômeno conhecido como "dor referida". Em outros casos, a dor pode estar bem próxima aos espaços logo atrás da testa.
📌 O fato é que o cérebro em si não dói. Aliás, ele é um órgão sensibilíssimo, e seria um desastre se estivesse sujeito a dores!
🖇 Compartilhe essa informação para que mais pessoas saibam!
📌 Fonte: Wu Tsai Neurosciences Institute - Stanford University