Publicações
Data: 10 de fevereiro de 2021
Provavelmente, se você não é da área da saúde, não deve ter ouvido falar sobre Cavernoma Cerebral – uma doença ainda pouco conhecida que atinge cerca de 1 entre 100 e 200 pessoas. Continue a leitura e conheça os sinais dessa patologia.
𝐎 𝐪𝐮𝐞 é? Também chamado de malformação cavernosa cerebral, angioma cavernoso ou hemangioma, esse problema se desenvolve quando há uma lesão vascular no cérebro, na medula espinhal ou outras partes do sistema nervoso e corpo. É um tumor benigno que pode estourar e sangrar, causando um derrame.
O tamanho pode ser variado e seu formato lembra uma framboesa.
𝐎 𝐪𝐮𝐞 𝐨 𝐩𝐚𝐜𝐢𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐩𝐨𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐧𝐭𝐢𝐫? Os sintomas surgem, principalmente, quando os cavernomas são encontrados no cérebro e na medula espinhal. Os distúrbios neurológicos relatados são: convulsão, fraqueza nos braços ou nas pernas, visão dupla ou perda de visão, dificuldade para se comunicar, problemas de equilíbrio e de memória, além de dor de cabeça repentina, náusea e vômito.
𝐍𝐞𝐮𝐫𝐨𝐜𝐢𝐫𝐮𝐫𝐠𝐢𝐚: as técnicas minimamente invasivas são indicadas para os cavernomas localizadas nas áreas mais profundas do cérebro – regiões com maior risco.
𝐃𝐚𝐝𝐨𝐬𝐝𝐚 𝐔𝐧𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐉𝐨𝐡𝐧𝐬 𝐇𝐨𝐩𝐤𝐢𝐧𝐬:
🔹 Embora às vezes as crianças apresentem sintomas, a maioria das pessoas que desenvolvem manifestações têm entre 20 e 50 anos.
🔹Cerca de 25% das pessoas com malformações cavernosas no cérebro nunca apresentam sintomas.
...................