Publicações

O que é Fístula Liquórica Nasal?

No último post da série #𝐭𝐮𝐦𝐨𝐫𝐞𝐬𝐝𝐚𝐛𝐚𝐬𝐞𝐝𝐨𝐜𝐫𝐚𝐧𝐢𝐨, vamos conversar sobre uma condição que comumente é confundida com enxaqueca, gripe ou sinusite. Entenda o que é 𝙛í𝙨𝙩𝙪𝙡𝙖 𝙡𝙞𝙦𝙪ó𝙧𝙞𝙘𝙖 𝙣𝙖𝙨𝙖𝙡 e conheça suas complicações e fatores de risco.

A fístula liquórica nasal é o vazamento pelo nariz do líquido cefalorraquidiano (LCR) - também chamado de Líquor - que preenche e envolve o cérebro e a medula espinhal. 

Entre uma das funções do LCR está a de atuar como uma almofada ou coxim hidráulico, amortecendo e distribuindo o impacto quando uma pessoa sofre por exemplo uma pancada na cabeça. 

O LCR  normalmente é incolor, inodoro, límpido e estéril, estando normalmente contido dentro do sistema nervoso central (cérebro e medula) pela meninge, sendo continuamente produzido por estruturas intracranianas chamadas de plexos coróides. Geralmente temos em torno de 150ml de LCR circulando pelo sistema nervoso central, sendo que em condições normais produzimos em média de 500 a 700ml de LCR a cada 24 horas. 

O vazamento de LCR na base do crânio pode ocorrer de forma espontânea sem motivo aparente, ou ser secundário a um defeito na meninge e no crânio. Também pode ocorrer após um traumatismo craniano, a uma cirurgia no cérebro ou seio paranasal. Além disso, pacientes com hidrocefalia e com hipertensão intracraniana idiopática apresentam um risco maior de apresentarem este problema.

No entanto, as fístulas liquóricas espontâneas são uma condição relativamente rara. Segundo os pesquisadores, a estimativa é de que cinco em cada 100 mil pessoas sejam afetadas e a maior incidência acontece na faixa dos 30 e 40 anos.

A principal complicação das fístulas liquóricas é a meningite, consequência da entrada de bactérias no sistema nervoso através das aberturas que permitem a saída do LCR. 

▶️Quando ocorre uma fístula liquórica nasal, qualquer um ou todos os seguintes sintomas podem surgir:

*️⃣Dor de cabeça, que melhora ao deitar e piora ao sentar-se ou ao ficar em pé, pode vir gradualmente ou de repente
*️⃣ Mudanças na visão 
*️⃣Alterações auditivas / zumbido nos ouvidos
*️⃣Sensibilidade à luz e ao som
*️⃣Problemas de equilíbrio
*️⃣Rigidez e dor no pescoço
*️⃣Náusea e vômito

Importante notar a diferença entre a saída de LCR causada pela fístula liquórica nasal e a secreção causada por uma alergia, gripe ou resfriado. No primeiro caso, o líquido é transparente e fininho, como se fosse água mineral. Já nas doenças respiratórias, o líquido é mais espesso, como clara de ovo.

Caso você apresente alguns dos sintomas mencionados e suspeita que possa ser uma fistula liquórica, procure um neurocirurgião para uma avaliação imediatamente.
 
« Voltar