Publicações

Data: 29 de Novembro de 2021 

O cérebro pode ser acometido por várias formas de tumores, o meningioma é o tumor intracraniano mais comum, sendo responsável por, aproximadamente, 30% dos tumores cerebrais.

Os meningiomas se originam na aracnóide, uma membrana que compõem o coletivo de meninges formado por outras duas camadas: dura-máter e pia-máter, responsáveis por circundar o cérebro e a medula espinhal de forma protetora.

👉  Alguns meningiomas são encontrados ao longo do revestimento dural dos seios venosos do cérebro e da base do crânio, locais onde as células da capa aracnóide são mais abundantes. Em determinados casos, há a possibilidade de o paciente desenvolver várias formas de tumores que crescem simultaneamente em outros locais do cérebro ou da medula espinhal.

Apesar de benignos, esses tumores evoluem lentamente de forma silenciosa e podem existir por anos sem diagnóstico. Quando não são descobertos aumentam de tamanho e comprimem vasos sanguíneos cerebrais sendo gravemente incapacitantes e letais.

🔍 De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os meningiomas são classificados em 15 variações de acordo com o tipo de célula vista ao microscópio. Essas variações são chamadas de subtipos de meningioma e são organizadas em três graus que geralmente refletem a taxa de crescimento e a probabilidade de recorrência com base nas características em relação às células e suas funções.

🔹  No grau I estão os meningiomas considerados benignos: Meningotelial, Fibroso (fibroblástico), Transicional (misto), Psamomatoso, Angiomatoso, Microcístico, Secretora, Meningioma rico em linfoplasmocítico, Metaplásico.

🔹 Os meningiomas de grau II são considerados tumores de crescimento mais rápido do que o grau I e incluem: os meningiomas atípicos, meningiomas com infiltração cerebral, meningioma cordóide e meningioma de células claras.

🔹 No grau III estão os meningiomas considerados malignos, entre eles estão: meningiomas anaplásicos, meningioma rabdóide e o meningioma papilífero.

📌 Fonte: American Association of Neurological Surgeons


 
« Voltar