Publicações

O que é o famoso bico de papagaio?

Data: 15 de julho de 2022

📌 A osteofitose ou "bico de papagaio" é uma deformidade óssea decorrente da doença degenerativa da coluna vertebral, onde se forma uma espécie de esporão ósseo que pode ser causada por diferentes fatores. A causa mais comum é a osteoartrite, um tipo de inflamação articular que causa o desgaste nas articulações e cartilagens da coluna.  

Eles são pequenas projeções ósseas que frequentemente estão localizadas em extremidades das articulações em que os ossos das vértebras se encontram, sendo muito comum que isto esteja associado a degeneração avançada do disco intervertebral no mesmo local.

Normalmente, a condição não causa nenhuma dor. No entanto, se o esporão ósseo estiver pressionando um nervo espinhal ou a medula pode causar diminuição da amplitude no movimento, dor ou sintomas neurológicos como perda de força, formigamento e adormecimento, podendo causar compressão medular severa, com os sintomas descritos no post anterior.

Nesses casos, a intervenção cirúrgica pode ser indicada para remover a deformidade óssea e aliviar a compressão nervosa associada a ela.  

👉 O tratamento cirúrgico depende do local onde está deformidade óssea está localizada. O procedimento cirúrgico geralmente é feito a partir da remoção desse esporão ósseo – e do disco intervertebral degenerado, quando for o caso – de forma a descomprimir a medula e os nervos espinhais, seguido da introdução de implantes, como um 'espaçador' que pode ser colocado entre as vértebras, para estabilizar a articulação, restaurar o espaço e a curvatura normais da coluna e evitar que o quadro degenerativo progrida.  

Há também casos mais extremos, em que existe a necessidade de remover a totalmente o corpo de uma ou mais vértebras e fixá-las. Isto ocorre quando a doença degenerativa da coluna já está muito avançada, causando severas deformidades nas vertebras e discos intervertebrais. 

Existem cada vez mais técnicas cirúrgicas para a correção deste problema, incluindo-se diversas opções de técnicas minimamente invasivas.

🎯 Fonte: Healthline
 
« Voltar