Publicações
Data: 17 de fevereiro de 2021
Neste post, vamos falar sobre um cisto que pode permanecer imperceptível durante anos no cérebro até eventualmente crescer e provocar danos neurológicos. Continue a leitura e entenda o que é um cisto coloide.
Essas lesões cerebrais são geralmente benignas caracterizadas por uma bolsa fina que contém um líquido espesso. Os cistos coloides costumam aparecer na área conhecida como terceiro ventrículo - local próximo a rotas cruciais para a circulação de fluidos e sangue, podendo interferir na manutenção da produção adequada e da circulação do líquido cefalorraquidiano pelo sistema ventricular do cérebro. Como consequência, o paciente pode apresentar hidrocefalia e aumento da pressão dentro do crânio, resultando em:
🔹Dor de cabeça
🔹Náuseas
🔹Vômitos
🔹Desequilíbrio ao caminhar
🔹Confusão
🔹Perda breve de consciência
🔹Herniação cerebral (casos raros)
Eles são tumores de crescimento muito lento e nem todos têm indicação para um tratamento cirúrgico. Quando pequeno, os cistos devem ser observados com exames de imagens regulares.
No entanto, os que são maiores e causam sintomas podem ser fatais. Portanto, merecem atenção e a remoção deve acontecer o mais rápido possível.
➡Esses cistos são responsáveis por 15 a 20 por cento de todas as massas que surgem nos ventrículos.
➡Os tratamentos cirúrgicos comuns para o cisto coloide são a colocação de shunt, microcraniotomia ou neuroendoscopia.