Publicações

O que são espasmos Hemifaciais?

Data: 27 de fevereiro de 2023

👉 Primeiro, os espasmos surgem como tiques quase imperceptíveis na região das bochechas, boca e ao redor das pálpebras. Em seguida, os movimentos passam a se intensificar e afetar outras regiões da face.

"Mas, doutor, o que é o espasmo hemifacial e por que ele acontece?"
Este é um distúrbio neuromuscular normalmente causado por um vaso sanguíneo que comprime e pulsa contra o Nervo Facial. A compressão também pode ser ocasionada por uma lesão no Nervo Facial, um tumor ou trauma no nervo, o que faz com que o Nervo Facial envie sinais errados aos músculos faciais, ocasionando contrações involuntárias.

É importante frisar que esse é um distúrbio que não possui cura, no entanto, a maioria das pessoas pode se beneficiar com o tratamento dos sintomas através de medicamentos, injeções ou mesmo cirurgia.

Entenda um pouco mais sobre as linhas de tratamento:
🔹  Os medicamentos normalmente utilizados são bloqueadores de canais de sódio (classificados didaticamente como anticonvulsivantes) ou relaxantes musculares de uso oral;
🔹  As injeções, normalmente, utilizam a toxina botulínica para causar uma diminuição do tônus muscular, sendo temporária e reduzindo os sintomas, porém podendo causar assimetria dos movimentos faciais;
🔹  Já a cirurgia é uma alternativa que traz benefícios duradouros, sendo principalmente indicada para os pacientes mais jovens e com sintomas mais intensos. O procedimento mais comum é o de descompressão microvascular, com separação do vaso sanguíneo que esteja comprimindo o Nervo Facial e instalação de um anteparo, que protege o nervo, sendo isto realizado através de uma pequena craniotomia (abertura de cerca de 2cm) atrás da orelha, com auxílio de microscópio cirúrgico ou de endoscópio.

Busque ajuda de um especialista qualificado para encontrar a melhor forma de tratamento para o seu caso.

🖇 Compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas saibam.

📌  Fonte: Cleveland Clinic / National Institute of Neurological Disorders and Stroke
« Voltar