Publicações

O que você precisa saber sobre ependimomas?

Data: 27 de maio de 2022

Separei uma sequência de informações importantes e necessárias sobre os ependimomas, me acompanhe... 👇👇

De acordo com a Associação Americana de Tumor Cerebral (American Brain Tumor Association – em inglês), os ependimomas são tumores relativamente raros em adultos, no entanto, são os sextos tumores cerebrais mais comuns em crianças.

Os sintomas são influenciados por diferentes fatores, além de apresentar mudanças de acordo com a localização, tipo e tamanho, os tumores também ocasionam diferentes sintomas de acordo com a idade do paciente.
Em bebês, um dos primeiros sinais é o aumento do tamanho da cabeça, já em crianças e adultos, os sintomas mais comuns são dores de cabeça, náuseas e vômitos.

Os ependimomas são divididos em quatro tipos principais - chamados “tipos histológicos”, sendo:
👉 Subependimomas (grau I): tumores com crescimento lento;
👉 Ependimomas mixopapilares (grau I) Tumores que também apresentam crescimento lento;
👉 Ependimomas (grau II): o mais comum dos tumores que surgem das células ependimárias. Pode ser dividido em subtipos: ependimomas celulares, ependimomas papilares, ependimomas de célular claras e ependimomas tâncticos;
👉 Ependimomas anaplásicos (grau III): Tumores mais agressivos, de crescimento mais rápido.

🚩  Quando o ependimoma é diagnosticado, o primeiro tratamento indicado é a remoção da maior quantidade possível do tumor. Após o procedimento cirúrgico o tratamento subsequente irá depender do tipo histológico, podendo ser necessário complementação do tratamento com radiação, mesmo que o tumor tenha sido completamente removido, em outros casos o tratamento também pode incluir quimioterapia.

📌  Fonte: American Brain Tumor Association
« Voltar