Publicações

Opção de tratamento para hidrocefalias obstrutivas

Data: 10 de junho de 2022

A hidrocefalia é dividida em categorias com base no fator inicial, presença de defeitos estruturais ou pressão normal ou alta do Líquido Cefalorraquidiano (LCR). Entre as principais estão:  

🔹Hidrocefalia adquirida: Quando a condição se desenvolve ao nascimento ou idade adulta e, normalmente, ocorre devido à lesão ou doença;  
🔹 Hidrocefalia Congênita: Causada durante o desenvolvimento fetal ou como resultado de anormalidade genética;  
🔹 Hidrocefalia comunicante: Ocorre devido à absorção inadequada ou um aumento anormal na quantidade de LCR produzida.   
🔹 Hidrocefalia Obstrutiva: Se manifesta quando o fluxo de LCR é bloqueado ao longo de uma ou mais passagens que conectam os ventrículos. Essa condição causa o alargamento das vias e leva a um aumento da pressão dentro do crânio. 

👉 As hidrocefalias obstrutivas são geralmente causadas por: 
🔻 Estenose aquedutal; 
🔻 Malformação de Dandy-Walker; 
🔻 Malformação de Chiari tipo II; 
🔻 Tumores Cerebrais. 

👉 A Terceira Ventriculostomia Endoscópica (IIIVT) é um procedimento minimamente invasivo indicado para o tratamento das hidrocefalias obstrutivas.  

O procedimento é realizado através da introdução de um endoscópio por um pequeno orifício no crânio do paciente para alcançar as cavidades cerebrais (ventrículos cerebrais). O objetivo é realizar uma pequena abertura no assoalho de uma das cavidades do cérebro, o terceiro ventrículo, e criar uma passagem alternativa para o líquido cefalorraquidiano (LCR). 

👉 Por se tratar de uma técnica cirúrgica minimamente invasiva e sem o uso de próteses ou materiais estranhos inseridos ao nosso organismo, o procedimento possui diversos benefícios, como: 
🔹 Recuperação mais rápida após a cirurgia; 
🔹 Menos tempo de internação hospitalar; 
🔹 Menos tempo de anestesia geral; 
🔹 Menos dor pós-operatória; 
🔹 Incisões menores; 
🔹Cicatrizes menores e em pequenas quantidades; 
🔹 Menos tecido mole e danos musculares; 
🔹 Redução da perda de sangue durante a cirurgia; 
🔹 Risco reduzido de infecção. 

⚠️ Infelizmente, a Terceira Ventriculostomia Endoscópica (IIIVT) não pode ser utilizada para tratamento das hidrocefalias comunicantes, por exemplo, a Hidrocefalia Idiopática do Idoso (Tradicionalmente chamada de Hidrocefalia de Pressão Normal) ou a Hidrocefalia Idiopática Infantil. 

Tem alguma dúvida? Deixe um comentário👇 

📌 Fonte: American Association of Neurological Surgeons (AANS) 
« Voltar