Publicações

Data: 09 de setembro de 2021

Os Jogos Paralímpicos colocaram em evidência que um dos caminhos possíveis para a inclusão e socialização de pessoas com necessidades específicas é o esporte.

Quero destacar a importância do incentivo às atividades principalmente para pessoas que desenvolvem a condição da paralisia cerebral. 

A paralisia cerebral é uma condição que compromete os movimentos, os tônus musculares e a postura. Na maioria das vezes, o transtorno é causado antes do nascimento por danos que ocorrem no cérebro imaturo à medida que ele se desenvolve. 

Os sintomas podem se manifestar durante o desenvolvimento infantil em idade escolar. A criança com paralisia cerebral pode apresentar problemas para engolir, desequilíbrio, movimentos involuntários, caminhadas instáveis, frouxidão ou rigidez dos membros (pernas e braços) e tronco, ou algumas combinações destas características. 
 
No entanto, apesar das dificuldades impostas pela condição, a pessoa passível a doença pode desenvolver habilidades para praticar esportes e levar uma vida com autonomia. 

Dentro dos jogos os atletas com paralisia cerebral participaram de seis esportes: 

🏓  Tênis de mesa: possibilita a participação de atletas andantes e cadeirantes;

🔴  Bocha paralímpica (esporte de bola de precisão): pode ser praticado por atletas com alto grau de paralisia cerebral e outras condições e deficiências severas;

🏋️‍♂️  Halterofilismo: competem pessoas com deficiência nos membros inferiores;

🏹  Tiro com arco: além de possibilitar a participação de atletas com graus de paralisia cerebral,  também viabiliza a competição para pessoas com amputações, paraplégicos e tetraplégicos, com doenças disfuncionais e progressivas, com disfunções nas articulações, problemas na coluna e múltiplas deficiências.

🚴🏻‍♂️  Ciclismo: Aqui as bicicletas são adaptadas de acordo com a deficiência, facilitando ainda mais a participação de todos. 

🏊‍♂️ Triatlo: a modalidade conta com seis classes diferentes e entre elas estão os atletas acometidos pela paralisia cerebral, podem participar homens e mulheres. A prova engloba 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida

Neste ano, o Brasil garantiu a sétima posição na classificação geral com 22 medalhas de ouro, 20 de prata e 30 de bronze!! Parabéns a todos os atletas 👏🏼👏🏼 

📌  Fonte: Mayo Clinic, Comitê Paralímpico Brasileiro

 
« Voltar