Publicações

Principais hábitos que prejudicam a saúde lombar

Data: 21 de fevereiro de 2022 

Se você passa o dia sentado como o gatinho da imagem, preste atenção no alerta que irei fazer! 👇
 
🔍 De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dor lombar atinge cerca de 80% da população global. O problema pode se manifestar em pessoas de todas as idades, no entanto, é mais comum estar presente entre os 30 e 40 anos. Além disso, a dor pode ser acentuada pelos hábitos diários.
 
👇  Conheça os principais fatores de risco:
 
🔹 Genética;
🔹 Postura inadequada;
🔹 Falta de exercícios físicos;
🔹 Obesidade;
🔹 Idade;
 
🚨 Atenção: fumantes também possuem chances maiores de desenvolver problemas relacionados à dor lombar. O tabaco contribui na degeneração dos discos da coluna vertebral.
 
A coluna lombar é a parte inferior das costas, formada por cinco vértebras (ossos) entre as costelas e a pelve. Normalmente, as causas mais comuns de dor lombar são:
 
🔹 Entorses e distensões;
🔹 Lesão Traumática;
🔹 Fratura;
🔹 Hérnia de disco;
🔹 Ciática;
🔹 Estenose do canal lombar;
🔹 Osteoartrite;
🔹 Escoliose.
 
A dor é considerada crônica quando persiste por mais de 12 semanas. Além disso, pode ser altamente dolorosa e incapacitante.
 
✅   O tratamento cirúrgico é necessário quando não há constatação de melhora com o tratamento conservador que inclui medicações e fisioterapia, além de ser identificado um aumento nos sintomas, como:
 
🔹 Fraqueza, dormência ou formigamento em uma ou ambas as pernas;
🔹 Perda das funções normais do intestino e da bexiga;
🔹 Dificuldade para ficar em pé ou andar;
🔹 Ou quando a dor limita atividades diárias e prejudica a qualidade de vida.
 
A escolha do procedimento cirúrgico será feita pelo neurocirurgião após uma investigação minuciosa para entender a causa da dor.
 
🚩 Entre as opções para tratar raízes nervosas e discos que causam dor ou degeneração e instabilidade na coluna vertebral, estão: abordagens minimamente invasivas; descompressão dos nervos; fusão vertebral que pode ser feita por enxertos ósseos ou instrumentos como placas de metal, parafusos ou hastes.  
 
🎯 Fonte: American Association of Neurological Surgeons, Mayo Clinic
 
 
 
« Voltar