Publicações

Data: 15 de setembro de 2021

A síndrome do desfiladeiro torácico é um grupo de doenças que decorrem da compressão dos vasos sanguíneos ou nervos do desfiladeiro torácico (espaço entre a clavícula e a primeira costela), podendo causar dor nos ombros e pescoço, além de dormência no braço, mão e dedos.

Normalmente, esta síndrome é causada por trauma físico provocado por acidente de carro, lesões recorrentes causadas por atividades profissionais ou esportivas, condições anatômicas, por exemplo, uma costela extra e gravidez. Em alguns casos, os médicos não conseguem identificar a causa da síndrome.

⚠ Existem diferentes especificidades desta condição, incluindo:

Síndrome do desfiladeiro torácico neurogênica (neurológica), sendo a mais frequente, e caracterizada pela compressão do plexo braquial - complexo de nervos originados na coluna vertebral e que inervam o membro superior.
Síndrome do desfiladeiro torácico de tipo inespecífico Pessoas com esta condição têm dor crônica na área do desfiladeiro torácico que piora com a atividade, mas não é possível determinar uma causa específica para a dor.

👉  Os principais sintomas variam de acordo com o local específico da compressão, podendo ser mais vascular ou neurológica. Caso a compressão alcance os nervos, os sintomas envolvem:

🔹  Atrofia muscular na base do polegar (mão de Gilliatt-Sumner);
🔹  Dormência e formigamento no braço ou nos dedos;
🔹  Dor no pescoço, ombro ou mão;
🔹  Diminuição de força da mão.

Caso a compressão seja vascular, os sintomas podem incluir:

🔸  Descoloração da mão (cor azulada);
🔸  Dedos, mãos ou braços frios;
🔸  Dor e inchaço no braço;
🔸  Dormência ou formigamento nos dedos;
🔸  Pulso fraco ou sem pulso no braço afetado;
🔸  Fadiga e fraqueza no braço ou pescoço,  quando submetidos a atividades;
🔸  Trombose de veias ou artérias na parte superior do corpo;
🔸  Protuberância latejante perto da clavícula.

📌   Fonte: Mayo Clinic

 
« Voltar