Publicações
Principais sintomas do Aneurisma Cerebral
Data: 10 de maio de 2023O aneurisma cerebral é uma protuberância anormal em uma artéria cerebral que se desenvolve onde a parede dos vasos sanguíneos está enfraquecida.
Costumo explicar aos meus pacientes que o aneurisma se assemelha a uma mangueira de jardim já desgastada. Quando a mangueira se torna mais fina em um determinado ponto, a pressão da água pode causar uma protuberância semelhante a um balão que pode estourar conforme a água continuar passando e enchendo esse balão.
O mesmo acontece com o aneurisma cerebral. Conforme o sangue passa pela artéria enfraquecida, a pressão pode causar uma "explosão", permitindo que o sangue vaze para o espaço subaracnoide ao redor do cérebro.
A maioria dos aneurismas cerebrais não causam sintomas antes do rompimento.
No entanto, em determinados casos, o aneurisma pode crescer em locais que comprimem as estruturas intracranianas e podem ocasionar sintomas como:
📌 Distúrbios visuais, como perda de visão ou visão dupla;
📌 Dor acima ou ao redor do olho;
📌 Dormência ou fraqueza em um lado do rosto;
📌 Dificuldade para falar;
📌 Dores de cabeça;
📌 Perda de equilíbrio;
📌 Dificuldade de concentração;
📌 Problemas de memória de curto prazo; e
📌 Alteração dos movimentos do olho e paralisia da pálpebra superior;
⚠️Existe uma forte tendência familiar/genética de ocorrerem aneurismas cerebrais, por isso, o ideal é que todos os parentes de primeiro grau de um paciente que sofreram de um aneurisma cerebral ou que eventualmente tiveram uma hemorragia intracraniana espontânea (sem historia de trauma), devem passar por exames de investigação para o diagnóstico precoce de Aneurismas Cerebrais.
Quer saber mais sobre o assunto? Me siga nas redes sociais!
Fonte: AANS - American Association Neurological Surgeons