Publicações
Quais as complicações do Trauma Raquimedular?
O paciente diagnosticado com um trauma raquimedular tem a sensação de que muitos aspectos de sua vida foram afetados. Isso acontece porque o dano a qualquer parte da medula espinhal ou nervos no final do canal espinhal, geralmente causa déficits motores (perda de força) e sensoriais (perda da sensibilidade/tato) e disfunções autonômicas, incluindo atividades cardiovasculares, respiratórias, urinárias (controle da bexiga), gastrointestinais (controle da evacuação), termorregulatórias e funções sexuais comprometidas.
As causas mais comuns de lesões na medula espinhal são: acidentes de trânsito, quedas, atos de violência, lesões esportivas e recreativas, abuso de álcool e doenças, como câncer, artrite e osteoporose. Neste post, conheça os sintomas e entenda as complicações que podem surgir!
Após uma lesão na medula espinhal, a capacidade de controlar os membros dependerá de dois elementos: a gravidade e o local da lesão ao longo da medula espinhal.
Existem vários graus de lesão incompleta, quando o paciente tem alguma função motora ou sensorial abaixo da área afetada. Mas, se a parte sensorial e toda a capacidade de controlar o movimento forem perdidos abaixo da lesão medular, o trauma será chamado de trauma raquimedular completo.
O paciente com uma lesão medular de qualquer tipo pode apresentar um ou mais dos seguintes sinais e sintomas:
▶️Perda de movimento
▶️Perda ou sensação alterada, incluindo a capacidade de sentir calor, frio e toque
▶️Perda do controle intestinal ou da bexiga
▶️ Espasmos musculares
▶️Alterações na função sexual, sensibilidade sexual e fertilidade
▶️Dor ou uma intensa sensação de picada causada por danos nas fibras nervosas da medula espinhal
▶️Dificuldade em respirar, tossir ou limpar secreções dos pulmões
Condições secundárias comuns de saúde, como úlceras por pressão (escaras), espasmos musculares, dor crônica, infecções do trato urinário, perda de peso e atrofia muscular frequentemente fazem parte das possíveis consequências dessa lesão.
Sofrer um trauma raquimedular pode ser assustador, e é um evento que muda a vida e a adaptação é um grande desafio, já que muitos dos pacientes acabam ficando dependentes de cadeira de rodas.
- Entender sobre a lesão e conhecer as opções disponíveis para criar uma vida mais independente são as melhores maneiras para seguir em frente e não desanimar.
- Graças aos avanços da medicina, há tratamentos e dispositivos que podem melhorar a qualidade de vida significativamente e muitas pessoas, mesmo paralisadas, conseguem levar uma vida produtiva e feliz.