Publicações

Quais doenças podem se manifestar na base do crânio?

Data: 12 de dezembro de 2022

🧠 Os tumores são as causas mais comuns de doenças que se manifestam na base do crânio. 

Atualmente, existe uma variedade de procedimentos que podem ser utilizados para tratar os distúrbios e doenças que acometem a região.
Entre as principais, quero destacar: 👇

🔹 Cirurgia endoscópica endonasal: é um procedimento minimamente invasivo utilizado para remover tumores. A técnica reduz a necessidade de manipulação do cérebro e do crânio ou a ressecção de estruturas normais, o que assegura melhores resultados e maior segurança ao paciente;

🔹 Microcirurgia por Craniotomia: a técnica é realizada através de aberturas no crânio, com auxílio de microscópio cirúrgico - que amplia várias vezes a visão do neurocirurgião. Em determinados casos, há necessidade de remoção de partes dos ossos para que o tumor possa ser alcançado e removido, com o objetivo de se evitar lesões de estruturas delicados. Ao término do procedimento cirúrgico geralmente realiza-se a reconstrução dessas áreas, com técnicas similares às utilizadas em cirurgias plásticas, de modo a evitar defeitos estéticos. 

⚠️Em ambos tipos de procedimento, geralmente utilizamos Neuronavegador (aparelho onde se inserem as imagens dos exames do paciente, para serem usados como mapas durante o procedimento, tempo real, durante o procedimento cirúrgico, como em um GPS). 

⚠️Também utilizamos a Monitorização Neurofisiológica Intraoperatória, onde cérebro, medula, nervos cranianos e nervos periféricos. Este recurso nos ajuda a saber se durante o procedimento cirúrgico está ocorrendo algum tipo de risco de lesões pela manipulação cirúrgica, além da visão do neurocirurgião e da neuronavegação, antevendo problemas e evitando-os, como se fosse um radar em um avião, mostrando obstáculos e “tempestades” antes que possam ser visualmente percebidos. 

Estes recursos aumentam enormemente a segurança e a eficiência das cirurgias. 

📌 Fonte: Perelman School of Medicine - University of Pennsylvania
« Voltar