Publicações
Hipertensão arterial crônica
Data: 09 de maio de 2023👉 A hipertensão arterial é a causa mais comum de hemorragia intracerebral primária. Isso acontece porque a elevação persistente da pressão arterial pode causar alterações nas artérias cerebrais, o que pode torná-las mais propensas à ruptura.
🔍 De acordo com a pesquisa "Hipertensão, Danos Cerebrais e Declínio Cognitivo" publicada na National Library of Medicine, do National Institutes of Health (NIH), que faz parte do U.S. Department of Health and Human Services (análogo ao Ministério da Saúde nos Estados Unidos), a hipertensão arterial contribui para o desenvolvimento e progressão de doenças cerebrovasculares.
A hipertensão arterial causa alterações progressivas nas paredes internas dos vasos sanguíneos cerebrais, agindo de forma silenciosa, favorecendo a ocorrência de condições cerebrovasculares graves, podendo-se destacar:
🚩 Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCi)
🚩 Acidente Vascular Cerebral hemorrágico (AVCh)
🚩 Aneurisma cerebral
🚩 Demência Vascular
A Hipertensão Arterial necessita de cuidado e a atenção, pois é uma condição que, apesar de trazer inúmeros malefícios, possui tratamento e pode ser evitada.
Fique atento aos fatores de risco:
👉 Obesidade;
👉 Sedentarismo;
👉 Histórico familiar;
👉 Estresse; e
👉 Idade avançada.
As principais orientações para prevenção são:
🔹 Praticar atividade física regularmente
🔹 Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco
🔹 Reduzir o consumo de sal e manter uma alimentação saudável
🔹 Priorizar o acompanhamento médico
🖇 Compartilhe essas informações para que mais pessoas saibam!