Publicações

Data: 08 de dezembro de 2021 

Anteriormente expliquei que as doenças cerebrovasculares estão relacionadas com patologias que afetam inadequadamente o fluxo sanguíneo e o oxigênio do cérebro de forma a danificar células importantes.  🧠

Os principais fatores de risco que podem ocasionar o desenvolvimento da doença cerebrovascular estão relacionados a hábitos que possam afetar diretamente as veias, como:👇

📌 Má Alimentação;
📌 Consumo de bebidas alcoólicas;
📌 Tabagismo;
📌 Sedentarismo.

No entanto, os fatores de risco também podem variar de acordo com cada distúrbio.

🔹 Acidente vascular cerebral: pode ocorrer em qualquer idade. Os principais fatores de risco que podem ser controlados e tratados incluem pressão arterial alta, acúmulo de gordura, diabetes e colesterol descontrolado.  

🔹 Estenose carotídea: o risco da doença pode ser intensificado quando há episódios de apneia do sono, no qual a respiração é interrompida durante à noite, idade avançada que diminui a flexibilidade das artérias, diabetes, gordura no sangue, obesidade, predisposição genética.

🔹 Estenose de artéria vertebral: embora a condição possa se manifestar em pessoas mais jovens com alterações degenerativas, o risco é maior para pessoas acima dos 50 anos. Outros fatores incluem trauma, deformidade espinhal congênita, como a escoliose e doenças genéticas que afetam o desenvolvimento ósseo ou muscular.  

🔹 Aneurisma cerebral: os principais fatores incluem predisposição genética, hipertensão arterial, lesão ou trauma nos vasos sanguíneos, complicações de alguns tipos de infecções do sangue, menopausa, síndrome dos rins policísticos e diabetes.  

🎯 Fonte: American Association of Neurological Surgeons / Mayo Clinic

 
« Voltar