Publicações

Quando uma enxaqueca pode ser uma emergência?


Quem nunca sentiu dor de cabeça? É um sintoma comum e a maioria das dores de cabeça não é séria. No entanto, alguns tipos podem ser um sintoma de uma doença grave ou até mesmo fatal, se não tratada rapidamente. Neste post, quero alertar para os sinais que podem indicar uma emergência.

1- Dor de cabeça brutal e violenta
Repentina e intensa, esse tipo de cefaleia requer atenção e consulta imediata no pronto-socorro. Pode ser um aneurisma ou uma hemorragia subaracnoide. Mesmo que não dure muito, a primeira dor de cabeça súbita e muito forte deve ser avaliada, é um erro o paciente achar que não é grave e que pode deixar para depois a consulta com um especialista. Na segunda vez, o risco de acontecer uma fatalidade é maior.

2- Dor de cabeça associada a outros sintomas
Quando a cefaleia é acompanhada de febre, alteração do estado geral e distúrbios neurológicos (confusão, perturbação da vigilância, dificuldade em permanecer acordado), pode ser um sinal de uma meningite. Nesse caso, a consulta imediata é fundamental.

3- Em determinados momentos

▶Atenção à dor de cabeça intensa que ocorre após cada relação sexual, conhecida como cefaleia orgástica. Os pacientes relatam que a dor surge de forma repentina e afeta principalmente a parte de trás da cabeça e a nuca, com uma sensação de peso. É uma dor de cabeça que está relacionada ao esforço físico, portanto, o indivíduo deve realizar exames de imagem e vasculares (tomografia cerebral) para afastar causas secundárias, por exemplo: rompimento de aneurismas e AVC hemorrágico.
▶Aparecimento de dor de cabeça com tosse ou durante esforços para defecar
Essas dores de cabeça podem ser um sintoma de uma malformação de Arnold-Chiari, em que uma parte do cerebelo desce para a coluna cervical. 
▶Início da dor de cabeça após o parto
Dores de cabeça que aparecem imediatamente após o parto (no mesmo dia) ou alguns dias após o parto podem ser um sinal de tromboflebite cerebral  (bloqueio de uma veia por um coágulo sanguíneo) ou angiopatia  (inflamação das artérias. cerebral).

Dores de cabeça intensas, incomuns, que aumentam com o tempo e não desaparecem com analgésicos representam uma emergência.  

Em caso de dor de cabeça repentina e violenta, evite a automedicação. Procure assistência médica imediatamente.

 
« Voltar