Publicações
Data: 22 de março de 2021
A síndrome de Cushing é um distúrbio hormonal causado pela exposição prolongada dos tecidos do corpo a níveis elevados do hormônio cortisol. Essa condição afeta mais comumente adultos com idade entre 20 e 50 anos, e as pessoas obesas, portadoras de diabetes tipo 2 e hipertensão arterial têm um risco aumentado de desenvolver esse distúrbio. Veja alguns mitos e verdades relacionados à doença!
VERDADES
♦A síndrome de Cushing em crianças sempre afeta o crescimento de uma forma ou de outra. Elas podem apresentar retardo de crescimento com ou sem ganho de peso e / ou hipertensão.
♦A maioria das pessoas com o transtorno tem pelo menos um adenoma. Os adenomas hipofisários causam 70% dos casos de síndrome de Cushing.
♦Pessoas com síndrome de Cushing podem ter pele avermelhada, fina, frágil e lenta para cicatrizar. O tecido conjuntivo também pode se tornar fraco, resultando no aparecimento de estrias azul-avermelhadas nos braços, seios, axilas, abdômen, nádegas e / ou coxas.
MITOS
►A síndrome de Cushing pode ser curada por meio de mudanças na dieta ou exercícios.
✅ A ingestão de calorias ou a falta de exercícios NÃO tem impacto no ganho e / ou perda de peso em pessoas com Cushing. O excesso de cortisol é a razão dos sintomas de Cushing. A primeira linha de tratamento com a maior taxa de remissão é atualmente a cirurgia para remover o tumor.
►Todos os pacientes de Cushing apresentam exatamente os mesmos sintomas.
✅Embora existam sintomas que são mais proeminentes, nem todos os pacientes de Cushing apresentam todos os sintomas. Cada paciente deve ser tratado individualmente.
►A maioria dos casos de síndrome de Cushing é hereditária.
✅Raramente, a síndrome de Cushing resulta de uma tendência hereditária para o desenvolvimento de tumores de uma ou mais glândulas endócrinas.