Publicações

Data: 23 de dezembro de 2020


Você sente dor nos ombro e pescoço e dormência nos dedos? Pode ser a síndrome do desfiladeiro torácico.
Isso acontece quando os vasos sanguíneos ou nervos no espaço entre a clavícula e a primeira costela são comprimidos. Existem vários tipos, mas neste post, vamos abordar o diagnóstico mais comum que é a síndrome do desfiladeiro torácico neurogênica.  

A característica dessa condição é a compressão do plexo braquial – que é uma rede de nervos com origem na medula espinhal que controla os movimentos musculares e as sensações no ombro, braço e mão. Mais de 90 por cento dos casos são neurogênicos.

Os fatores mais comuns relacionados a essa síndrome incluem trauma físico decorrente de acidente de carro, lesões repetitivas associadas a atividades profissionais ou esportivas, musculação, aumento de peso, anormalidades congênitas como costela extra e gravidez.  

Quando os nervos são comprimidos, o paciente também pode apresentar:  
  •  Atrofia da musculatura da mão (síndrome da mão de Gilliatt-Sumner)
  • Dormência ou formigamento no braço ou nos dedos
  • Dor no ombro ou mão
  • Fraqueza da mão
  • Os sintomas pioram quando o paciente ergue os braços.
Geralmente, a primeira linha de tratamento é a fisioterapia e terapia medicamentosa. Quando os incômodos persistem, a cirurgia pode ser indicada para a remoção da costela cervical ou da primeira costela.

𝐏𝐫𝐞𝐯𝐞𝐧çã𝐨: Mantenha uma boa postura, controle seu peso, faça pausas frequentes no trabalho para alongar, evite carregar malas pesadas no ombro e pratique exercícios de alongamento.
 
« Voltar