Publicações

Data: 23 de abril de 2021

Você sente fraqueza nos músculos da mão? Dormência, formigamento e dor no polegar e nos primeiros três dedos? Dor e queimação que sobem pelo braço? Dor no pulso à noite que interfere no sono?  Esses sintomas são característicos da Síndrome do Túnel do Carpo. Entenda o que é essa condição e quando a cirurgia deve ser recomendada!

A síndrome acontece quando há compressão do nervo mediano que percorre toda a extensão do braço, passa pelo túnel do carpo (uma passagem no pulso) e termina na mão. Imagine um túnel feito de ossos em que o teto é formado por um ligamento espesso. O conteúdo do canal do carpo inclui o nervo mediano e os tendões que flexionam os dedos e o polegar. O nervo mediano fornece sensibilidade ao polegar, indicador, médio e uma parte do dedo anular. A pressão dentro do canal do carpo promove um atraso na transmissão dos impulsos através do nervo mediano, levando às manifestações acima mencionadas.

A intervenção cirúrgica é um procedimento simples que consiste na liberação da estrutura do ligamento do carpo que se encontra espessado, comprimindo o nervo mediano e causando os sintomas. No entanto, a técnica é indicada em casos mais graves, por exemplo: quando identificamos atrofia muscular no exame de imagem ou para pacientes que sofrem há mais de seis meses com sintomas intensos que não respondem às medidas conservadoras.

O tratamento cirúrgico consiste em realizar uma pequena incisão na parte interna do pulso e, em seguida, com um instrumento através do corte, dissecamos o ligamento do carpo e o nervo mediano, que está comprimido. O ligamento é incisado, sendo o nervo mediano descomprimido e liberado. Após isto, alguns cirurgiões costumam colocar uma pequena quantidade de corticoide no local, para evitar que ocorra fibrose e aderências. Segue-se a realização da sutura e de um curativo especial. Todo o procedimento, geralmente, da abertura ao fechamento da pele demora em torno de 10 a 20 minutos.

À medida que a patologia piora, o paciente pode ter menos força de preensão nos dedos, chegando a não conseguir segurar objetos ou ter dificuldades para realizar atividades manuais - como escrever por exemplo - porque os músculos da mão atrofiam.

Atenção aos Fatores de Risco para o desenvolvimento desta doença:
►Mais comum em mulheres
►Condições inflamatórias, como artrite reumatoide
►Menopausa
►Distúrbios da tireoide
►Insuficiência renal
►Obesidade
►Fratura ou luxação do punho.
« Voltar