Publicações

Data: 27 de novembro de 2020


A síndrome do túnel do carpo é um distúrbio de compressão do nervo bastante comum que causa dor, dormência e formigamento no pulso, mão e dedos.

Raramente, tem uma causa única, sendo geralmente o resultado de vários fatores. Os sintomas começam lentamente e podem piorar com o tempo.

O túnel do carpo é formado pelos ossos do punho na parte inferior e pelo ligamento transverso do carpo na parte superior (ou interna) do punho. Quando essa parte do corpo está inflamada, o inchaço dos tecidos dentro do túnel pode pressionar o nervo mediano. Isso causa dormência e formigamento nas mãos, dor e perda de função se não for tratada.

Uma das causas dessa condição é a L.E.R. (Lesão do Esforço Repetitivo) realizado pelo pulso ou pela mão. Há casos também de predisposição congênita; causas traumáticas (quedas e fraturas); inflamatórias (artrite reumatoide); pode estar relacionada à gravidez devido à retenção de líquidos, diabetes, doenças da tireoide e tumores.

👉As mulheres têm três vezes mais probabilidade de ter a síndrome do túnel do carpo do que os homens e é diagnosticada entre as idades de 30 e 60 anos.

Geralmente, quem apresenta a síndrome deixa objetos cair com frequência, já que a mão pode “adormecer”.  Veja outros sintomas: 
🔹dormência, formigamento e dor no polegar e nos primeiros dedos da mão;
🔹dor e queimação que sobem pelo braço;
🔹dor no pulso à noite que interfere no sono;
🔹 fraqueza nos músculos da mão.


👉Se você identificou algum sintoma, procure um neurocirurgião para uma avaliação. A cirurgia pode ser necessária se houver danos graves ao nervo mediano.


 
« Voltar