Publicações

Tratamento para Doença de Parkinson

Neste Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, quero ressaltar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado desta condição.

A Doença de Parkinson é um distúrbio neurológico progressivo que afeta de forma crônica o controle dos movimentos. 

Ela ocorre quando os neurônios que auxiliam na modulação dos movimentos morrem ou tornam-se disfuncionais. As pessoas com Doença de Parkinson podem apresentar os seguintes sintomas:
👉 Tremores;
👉 Rigidez muscular;
👉 Lentidão dos movimentos;
👉 Dificuldade de equilíbrio;
👉 Entre outros sintomas.

Atualmente, não existe um teste específico que ajude na identificação do distúrbio. O que ocorre é uma avaliação das condições do sistema nervoso com base no histórico médico, uma revisão dos sinais e sintomas, e exames gerais neurológicos e físicos.

Na maioria dos casos, o diagnóstico leva tempo e o paciente é acompanhado por consultas regulares com neurologista especializado em distúrbios do movimento.

📌 A Doença de Parkinson não pode ser curada. No entanto, a boa notícia é que existem diversas formas de amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

🔹 Entre os tratamentos possíveis, quero destacar a Estimulação Cerebral Profunda (ou DBS, do inglês Deep Brain Stimulation), uma forma de tratamento neurocirúrgico que normalmente é indicada para pacientes que não responderam bem ao tratamento clínico, com medicação e fisioterapia, ou onde os efeitos colaterais da medicação estão sendo muito intensos.

🔹 O DBS é indicado após uma longa e abrangente avaliação. Para que o procedimento aconteça, fios bem finos, com eletrodos nas pontas para conduzir sinais elétricos, são inseridos no Cérebro do paciente, em alvos pré determinados, a depender dos seus sintomas. Estes fios são conectados a um Neuroestimulador, que funciona como uma espécie de “Marca-Passo Cerebral”, e é geralmente colocado por baixo da pele, na região do tórax. Ele envia pulsos elétricos programados ao Cérebro e pode reduzir os sintomas da Doença de Parkinson, podendo ainda ter a sua programação alterada pelo médico neurocirurgião se necessário.

🎯 Fonte: Mayo Clinic
« Voltar