Publicações

Tudo o que você precisa saber sobre a Síndrome do Carpo

Data: 20 de abril de 2022

Você sabe o que é o túnel do carpo? Me acompanhe, vou esclarecer e explicar o que causa a Síndrome. 👇

O túnel do carpo trata-se de uma passam estreita localizada no pulso, com cerca de dois centímetros de largura cercada por ossos e ligamentos, entre eles estão o nervo mediano e os tendões flexores.

👉 A Síndrome do Carpo é uma condição que ocorre quando há compressão do nervo mediano, responsável por proporcionar sensibilidade na palma da mão e dedos polegar, indicador, médio e metade radial do anelar, além de enviar os comandos para mover a musculatura que realiza a oponência entre o polegar e os dedos longos (m. abdutor curto, m. oponente e uma das cabeças do m. flexor curto do polegar) e os músculos lumbricais para os dedos indicador e médio.

Normalmente, qualquer fator que comprima ou irrite o nervo mediano na área do túnel pode ocasionar a síndrome do túnel do carpo, os principais fatores, são:

🔹 Hereditariedade;
🔹 Uso excessivo e repetitivo das mãos;
🔹 Alterações hormonais durante a gravidez;

Ou condições de saúde que são associadas a síndrome, como: Diabetes, Artrite Reumatoide e Hipotireoidismo.

É comum que os pacientes manifestem sintomas que evoluem gradualmente, como: 👇

🔹 Formigamento e dormência nos dedos, na mão ou do pulso até o antebraço;
🔹 Fraqueza muscular nas mãos;
🔹 Dores na mão e no antebraço.

A princípio o tratamento é conservador, por meio da imobilização do pulso em uma tala, medicamentos anti-inflamatórios, gelo, injeções locais para diminuir o inchaço ou fisioterapia e exercícios específicos para a mão, com o objetivo de reduzir ou eliminar a lesão do nervo mediano.

Estas medidas são utilizadas por até três meses com acompanhamento e verificação da eficácia no alívio dos sintomas.

🚩 Em determinados casos, quando há presença de sintomas neurológicos persistentes e nenhuma resposta as mediadas conservadoras, há necessidade do tratamento cirúrgico. O procedimento mais comum é a liberação do túnel do carpo, que normalmente é realizada por meio de uma pequena incisão na face palmar do pulso, para descompressão do nervo mediano, através da abertura do ligamento que forma o teto do túnel do carpo para aliviar a pressão em seu interior.

📌 Vale lembrar que a a escolha do tratamento é feito em conjunto com o neurocirurgião a partir da avaliação do grau de compressão do nervo, seus sintomas, além das vantagens e desvantagens dos tratamentos disponíveis.

🎯 Fonte: American Association of Neurological Surgeons (AANS) / American Academy Orthopedic Surgeons (AAOS) / Mayo Clinic
 
« Voltar