Publicações
Tumor cerebral
Data: 07 de setembro de 2022🔍 O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, no Brasil, para cada ano do triênio 2020/2022 sejam diagnosticados 11 mil novos casos de tumores cerebrais.
Os tumores podem se desenvolver em qualquer idade, sendo mais comuns em adultos entre 50 e 60 anos e em bebês e crianças.
Os principais sintomas da condição incluem:
👉 Dores de cabeça;
👉 Convulsões;
👉 Náusea e vômito;
👉 Irritabilidade;
👉 Letargia e sonolência;
👉 Mudanças de personalidade e atividade mental;
👉 Entre outros.
📌 O diagnóstico dos tumores cerebrais conta com a ajuda da tecnologia.Normalmente, para identificar a presença, o tamanho e a exata localização do edema, o médico responsável indica a tomografia computadorizada de crânio com fase contrastada ou, se possível, a ressonância magnética de crânio, sendo que essa última costuma dar mais detalhes deste tipo de lesão.
Além disso, a ressonância magnética também pode ajudar o neurocirurgião a planejar a ressecção do tumor com base na localização das vias nervosas normais do cérebro – num complemento deste exame, chamado Tractografia - ou ser usada durante a cirurgia - através do uso de um Neuronavegador - para orientar biópsias de tecidos e a remoção de tumores.
🧠 No próximo post, vamos entender qual a forma de tratamento dos tumores cerebrais.
Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário! 👇
🚩 Fonte: Associação Americana de Neurocirurgiões / Johns Hopkins Medicine