Publicações
Uma condição hormonal que pode afetar todo o organismo
Data: 31 de março de 2023🤔 "Doutor, como podemos reconhecer os sintomas dessa condição?" Se essa é a sua dúvida, me acompanhe...
A acromegalia é uma doença progressiva e lenta, ou seja, para que se desenvolva é necessário tempo, e por isso, os sinais podem demorar a aparecer.
Além disso, os sintomas variam de pessoa para pessoa. Conheça os mais comuns:
🔹 Mãos e pés maiores que o restante do corpo;
🔹 Crescimento excessivo das características faciais, como: lábios, nariz, língua e ossos faciais;
🔹 Pequenas marcas na pele;
🔹 Fadiga e fraqueza articular ou muscular;
🔹 Voz rouca como resultado do crescimento das cordas vocais e seios da face;
🔹 Problemas de visão e dores de cabeça, que podem ser persistentes ou graves;
🔹 Irregularidades do ciclo menstrual em mulheres;
🔹 Disfunção erétil em homens;
🔹 Perda de interesse em sexo.
🔹 Entre outros sinais.
Assim como os sintomas, o tratamento também varia de paciente para paciente. Entre as opções para tratar a condição estão tratamentos medicamentosos, a cirurgia e a radioterapia.
📌 Nos casos em que a cirurgia é indicada, o neurocirurgião tem como objetivo remover a maior parte do tumor possível e, para isso, normalmente, é utilizada a técnica transesfenoidal endoscópica endonasal.
Neste procedimento, o neurocirurgião acessa o tumor da hipófise (também chamada de glândula pituitária) através dos orifícios naturais do nariz, , com o acesso cirúrgico sendo realizado por um médico otorrinolaringologista especialista em cirurgia endonasal.
Essa técnica minimamente invasiva torna a cirurgia muito menos invasiva, sem cortes, com menos sangramento intraoperatório, menor tempo cirúrgico, menos dor no pós operatório, internações hospitalares mais curtas e recuperação pós operatória mais rápida.
Quando a remoção completa não acontece, o uso de medicamentos específicos para controlar a produção hormonal, e eventualmente a radioterapia, podem ser aliadas na diminuição do tumor.
Em todos os casos é fundamental estreito acompanhamento de um médico endocrinologista com experiência neste tipo de casos, antes e durante a internação hospitalar para a realização da cirurgia.