Publicações
Vamos conversar sobre os tumores no tronco cerebral?
🚩 Antes de falar sobre os tumores, vamos entender o que é o tronco cerebral e qual a sua função. Me acompanhe...O tronco cerebral ou tronco encefálico é a região localizada entre a medula espinhal e o cérebro, responsável pelo controle da pressão arterial, deglutição, respiração e até os batimentos cardíacos.
O tronco encefálico é dividido em três porções: o bulbo raquidiano, a ponte (protuberância) e o mesencéfalo.
🚩 Os tumores primários que costumam se manifestar neste local são chamados de gliomas do tronco cerebral e são categorizados como astrocitomas, que são um grupo de tumores cerebrais e da coluna vertebral que se originam de células gliais em forma de estrela que, normalmente, são encarregadas de manter o cérebro e a coluna em boa condição, formando o seu arcabouço, seu sistema de nutrição e seu sistema de defesa.
A maioria dos gliomas do tronco encefálico afeta crianças.
Os sintomas podem variar de acordo com o crescimento, a agressividade do tumor e outros fatores como a idade e a localização. Entre os principais sinais, podemos destacar:
🔺 Perda da sensibilidade, principalmente na face;
🔺 Movimento incomum dos olhos e visão dupla;
🔺 Fraqueza e rigidez muscular;
🔺 Problemas na fala (disartria);
🔺 Dificuldade para deglutir (disfagia);
Conforme um glioma do tronco cerebral cresce, ele ocupa mais espaço no crânio. Como o crânio é incapaz de se expandir, a pressão intracraniana aumenta, o que pode ocasionar outros sintomas, como:
🔹 Dores de cabeça, que costumam se manifestar no período da manhã e melhorar ao longo do dia;
🔹 Vômitos;
🔹 Náuseas;
🔹 Sonolência;
Há casos em que o tumor pode se expandir para o quarto ventrículo e ocasionar hidrocefalia. Isso acontece porque o tumor bloqueia o ciclo normal do líquido cefalorraquidiano (LCR), causando seu acumulo e aumento da pressão dentro da cabeça.
🤔 "Doutor, qual a forma de tratamento?" 🤔
O tratamento é indicado de forma personalizada, para isso, o neurocirurgião realiza uma avaliação completa do tumor e da saúde do paciente.
Usualmente, realiza-se uma cirurgia, com objetivo de remover a maior quantidade possível do tumor.
Em determinados casos, o tratamento com radioterapia ou quimioterapia também pode ser indicados para o tratamento do tumor.
Já para tratar a hidrocefalia, que pode acompanhar os gliomas do tronco cerebral, a depender do tipo, dimensão e localização, pode ser tratada com uma cirurgia endoscópica para abertura do assoalho de um dos ventrículos cerebrais, ou com a inserção de um cateter em um dos ventrículos para drenar o excesso de LCR, criando um caminho alternativo para a sua saída do cérebro, e restaurando a pressão normal dentro do crânio.
📌 Fonte: Oncoguia / Neurosurgery Columbia