Publicações

Data: 29 de setembro de 2021

As neurocirurgias minimamente invasivas são procedimentos que utilizam técnicas e dispositivos com o intuito de tornar a cirurgia mais eficaz.

Normalmente, as cirurgias tradicionais necessitam de grandes incisões para que se possa ter acesso à área que vai receber o procedimento cirúrgico.

✅  A neurocirurgia minimamente invasiva permite que o neurocirurgião faça pequenas aberturas, afaste ou retire os músculos - sem cortes brutos - para alcançar o local exato da cirurgia e manipule remotamente os instrumentos cirúrgicos.

👉   Essas mudanças trazem benefícios aos neurocirurgiões e aos pacientes. A técnica permite maior exatidão, o pós-cirúrgico se torna mais confortável, as dores diminuem, o risco de desenvolver uma infecção é menor e a recuperação do paciente é mais rápida.

🔺  No entanto, não são todas as cirurgias que podem ser realizadas com técnicas menos invasivas, o neurocirurgião qualificado decide qual método deve ser aplicado em cada caso.  

As neurocirurgias minimamente invasivas mais comuns, são:

🔹  Neuroendoscopia: é realizada uma pequena perfuração no crânio e um dispositivo (neuroendoscópio) é introduzido no cérebro até alcançar os ventrículos cerebrais. Normalmente, este é um procedimento indicado para o tratamento de hidrocefalia e ressecção de cistos cerebrais.

🔹  Cirurgia Endoscópica da Base do Crânio: é realizada pelo nariz, boca ou por pequenas perfurações no crânio, com o uso de endoscópio cirúrgico introduzido na cabeça até alcançar a lesão alvo. Normalmente, este é o procedimento indicado para o tratamento de tumores de hipófise e ressecção de tumores cerebrais na base do crânio e fossa posterior. Também pode ser usada para descomprimir nervos cranianos (como na Neuralgia do Trigêmeo) e eventualmente para o tratamento de alguns tipos de aneurismas cerebrais.

🔹 Estereotaxia: Este procedimento é realizado através da fixação óssea de um arco de estereotaxia que realiza um mapeamento anatômico do cérebro do paciente. Normalmente são utilizadas para drenagem de abcessos cerebrais, drenagem de cistos cerebrais, implante de cateteres em ventrículos pequenos, entre outros procedimentos.

📌  Existem cirurgias minimamente invasivas que utilizam técnicas percutâneas para tratamento de dor na coluna e para tratamento de hérnia de disco e estreitamento do canal vertebral.

Vantagens:

1 Menor risco de infecção 
2 Diminuição da dor
3 Menor tempo para recuperação
4 Maior precisão 


 
« Voltar