Publicações

Você já ouviu falar sobre a Síndrome da Carteira?

Data: 02 de novembro de 2022

🚩 A "síndrome da carteira" é o nome dado à compressão do nervo ciático que surge a partir do hábito de sentar-se sobre a carteira.

A atitude parece inofensiva, no entanto, pode causar inflamação e, em casos graves, pode necessitar de intervenção cirúrgica.
O nervo ciático tem origem na região lombar, parte inferior das costas, e se ramifica através dos quadris e nádegas até as pernas. A compressão do nervo pode ocasionar na perna afetada:
🔺 Inflamação;
🔺 Dor;
🔺 Dormência; e
🔺 Formigamento.

A condição também pode ser causada por outros fatores além do hábito de sentar-se sobre a carteira, como: hérnia de disco na coluna, esporões ósseos ou tumores que podem pressionar o nervo.

A principal recomendação para evitar a "síndrome da carteira" é manter uma boa postura ao sentar-se. O ideal é escolher um assento com bom apoio para a lombar, os braços e com base giratória. Vale ressaltar que é essencial manter os joelhos e quadris nivelados.

Nos casos em que a dor não apresenta melhoras, os seguintes tratamentos podem ser indicados:
🔹Medicamentos (antidepressivos, corticosteroides, anti-inflamatórios, entre outros);
🔹Fisioterapia;
🔹Injeções de anestésicos e corticóides : normalmente, são aplicados na área ao redor da raiz nervosa com o objetivo de diminuir o processo inflamatório e a dor;
🔹 Cirurgia: pode ser indicada em casos mais graves quando a dor causa fraqueza severa, perda do controle intestinal, da bexiga ou quando a dor não melhora com os tratamentos conservadores.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário! 👇

📌 Fonte: Mayo Clinic
« Voltar