Publicações

Data: 18 de agosto de 2021

Você já teve a sensação de que estava quase dormindo ou acordando, mas não conseguiu se mover, falar ou abrir os olhos? Esta sensação é chamada de paralisia do sono. 

A paralisia do sono é um distúrbio que pode restringir os movimentos do seu corpo enquanto você está adormecendo ou despertando. 

🔎 De acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono, o problema começa a se manifestar entre os 14 e 17 anos, no entanto,  pode afetar homens e mulheres de todas as idades. Sendo um problema de sono muito comum, a estimativa é que ele atinja cerca de 40% das pessoas. 

😴 Os sintomas mais comuns são: 

🔹 Impossibilidade de falar, se mover ou abrir os olhos;
🔹 Dificuldade para respirar;
🔹 Medo;
🔹 Suor;
🔹 Dores de cabeça ou musculares;
🔹 Experiências de alucinações, durante, antes ou após o sono. 

Os cientistas acreditam que a paralisia pode ser causada por uma extensão do sono REM, que se refere a um estágio em que os músculos já estão relaxados.

⚠️  Inúmeros fatores podem colaborar para o aparecimento da condição. A probabilidade de passar por um episódio de paralisia é muito maior quando você possui características como:a falta de sono, o estresse mental, horários inconstantes de sono e transtornos de saúde mental como o transtorno bipolar.

Existem casos em que o distúrbio aparece como sintoma de outras doenças. A narcolepsia, por exemplo, é um distúrbio neurológico que afeta a capacidade do cérebro de controlar o sono e a vigília e pode apresentar a paralisia do sono como um dos sintomas. No entanto,  não são todas as pessoas com paralisia do sono que possuem narcolepsia. 

🚨 Os sintomas da paralisia geralmente desaparecem em questão de minutos, não necessitando de tratamento. Caso os sintomas interfiram no trabalho ou no dia a dia, e a paralisia esteja associada ao transtorno de saúde mental ou a narcolepsia, será necessário um acompanhamento médico. 

📌 Referência: Cleveland Clinic, American Academy of Sleep Medicine, Mayo Clinic
« Voltar